Ensino Fundamental

Ensino Fundamental de 9 anos

Por que o Ensino Fundamental de 9 anos?
Qual sua opinião sobre o novo Ensino Fundamental de 9 anos? (É favorável? Por quê?)
A implantação do Ensino Fundamental de nove anos está causando uma série de preocupações à
sociedade brasileira.

Toda mudança é caótica especialmente quando envolve todos os grupos sociais. Mas, uma análise consciente e verdadeira nos obriga a ponderar sobre vários pontos: primeiramente a lei responde às necessidades sociais, já que coloca na escola um “contingente” de crianças de 6 anos; porque o ambiente escolar socializa e leva à convivência com as diferenças; também o político é contemplado na  ei desde que cada um se conscientize que “é urgente e necessário repensar o ensino brasileiro. A posição que o Brasil ocupa na classificação organizada pelo Programa Internacional de Avaliação Escolar – PISA - é de 39º lugar entre 40 países, sendo que abaixo do Brasil só está o Haiti. Quanto à Educação, todos os setores produtivos são unânimes em colocar na educação a esperança de dias melhores para o povo brasileiro. Cabe à escola assumir com responsabilidade o papel que lhe é imposto.
Quais as vantagens para o desenvolvimento dos alunos?
É importante considerar o acréscimo de um ano letivo como um acréscimo ao processo de aprendizagem.
É um tempo de amadurecimento, de socialização, de adaptação ao grupo, de fundamentação para o
aprender a pensar.
Com o que os pais devem se preocupar?
Sua grande preocupação deve ser com o processo da educação dos filhos que deve acontecer com responsabilidade e seriedade e que deve respeitar o direito que os filhos têm de ser crianças. Mas, especialmente devem ouvir e confiar na escola!
Uma das principais dúvidas, é em relação às crianças que terminaram de cursar o último ano da pré-escola e que ingressariam no primeiro ano antigo. Elas devem ir direto para o segundo ano do novo sistema?
Não. As crianças que cursaram a última etapa da Educação Infantil (pré-escola) em 2006 e completarem 7 anos até 1º. de março de 2007 serão matriculadas na 1ª. série do ensino fundamental de 8 anos. Já as crianças com 6 anos completos ou a completar até 1º. de março de 2007, ou ainda completem 7 anos a partir de 2 de março, freqüentarão o 1º. ano do ensino fundamental de 9 anos. Crianças que completem 6 anos após 1º. De março, não podem ingressar no ensino fundamental neste mesmo ano. Poderão ocorrer casos em que o aluno terá que repetir a pré-escola em decorr6encia da idade.
Há algum outro ponto importante que sirva de esclarecimento aos pais nesse momento de matrícula de seus filhos?
Como já disse, ouvir e confiar na escola! Porque a escola vai acompanhar o desenvolvimento de uma nova Proposta pedagógica que deverá ser implementada tanto na Educação Infantil como no EnsinoFundamental, conferindo a mesma, a competência necessária para agir de forma coesa. E é som n e na escola que vai ocorrer o desenrolar dessa proposta que consolidará uma aprendizagem significativa,  continuada e promissora. É um novo horizonte que se abre para a educação brasileira, cabe a todos nós caminharmos para um futuro melhor.

Professora Maria Luiza Xavier Cordeiro
Diretora de Legislação e Normas do Sinepe/Pr
Vice diretora de Legislação e Normas da Federação Nacional das Escolas Particulares

0 comentários:

Postar um comentário